Home
Xadrez SJP 2017 - Capacitação de Professores, Circuito Escolar e Circuito Itinerante
AddThis Social Bookmark Button
A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) irá realizar em São José dos Pinhais, a Capacitação de Professores para o ensino de Xadrez, o Circuito de Xadrez Escolar e o Circuito Itinerante de Xadrez
De acordo com o professor Paulo Rios, a interação dos estudantes da rede municipal com este tipo de esporte é uma forma de desenvolver a capacidade de concentração e o raciocínio lógico, aguçar a memória, melhorar a auto-estima, trabalhar a paciência, entre outros. “Nosso objetivo é ensinar as educadoras todos os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos e, certamente, no futuro teremos, além de melhores notas e melhores cidadãos, grandes campeões nesta modalidade”, diz Rodriguez.
A capacitação para o Ensino de Xadrez, em 2017, acontecerá em 04 encontros, nos períodos da manhã (8h às 11h30) e tarde(13h30 às 17h). O primeiro encontro está marcado para o dia 31 de março. Além da Capacitação, os professores de xadrez terão a oportunidade de participar do Circuito de Xadrez Escolar. Evento que envolve mais de 600 alunos de mais de 40 instituições de Ensino de São José dos Pinhais. As etapas do Circuito estão prevista para: 7 de abril, 9 de junho, 4 de agosto e 27 de outubro.  A premiação final está marcada para dia 8 de dezembro, na câmara de vereadores.
“Os quatro encontros serão suficientes para que as participantes possam aprender o necessário para repassar aos seus alunos”, conclui o professor Rios.
Circuito Itinerante
O Circuito itinerante visa levar um torneio maior para as escolas tem o projeto de ensino de xadrez, oportunizando que todos os alunos que fazem parte do projeto a participar de um grande torneio.
A primeira etapa já esta definida para 4 de março na EM Castro Alves.
Depoimento
Segundo o Professor Vinicius Santos, da Escola Municipal Castro Alves, que ensina o jogo de xadrez para os seus alunos desde 2006, "as crianças quando começam a aprender o jogo de xadrez logo despertam o gosto por novos desafios, desenvolvem mais rápido o pensamento lógico, e aos poucos, ao compreender o movimento das peças e as regras do jogo, estimulam a memória, a atenção e a criatividade. Além de exercitar o ganhar e perder em um contexto favorável de aprendizagem."
O xadrez
Segundo a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), há uma estimativa de que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo saibam jogar xadrez e, destes, 7,5 milhões são filiadas a um das federações nacionais existentes em 160 países. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) já tem vários projetos em pauta que visam o uso do xadrez como instrumento pedagógico de ensino.

 

Datas do Circuito de Xadrez Escolar 2017
7 de abril, 9 de junho, 4 de agosto e 27 de outubro. Premiação final: 8 de dezembro
Inscrições para o Circuito aqui

Datas das Capacitações

31 de março, 2 de junho, 28 de julho, 20 de outubro.
Conteúdo: Processos pedagógicos para o Ensino do Xadrez, Sistema Instrucional de Xadrez, Benefícios da prática do xadrez, Xadrez Interdisciplinar, Características e aspectos educacionais, Metodologias de Ensino, Circuito Escolar de Xadrez, Copa Curitiba, O Tabuleiro, As peças, movimento das peças, o xeque, xeque-mate e afogamento, método holândes e método dos jogos pré enxadrísticos
Revisão do conteúdo básico, Abertura, meio jogo e final, Melhor lugar para colocar as peças, Conceitos, Táticas e Estratégias, Livros, conteúdo pragmático ano a ano, regras, leis, atividades motivacionais.
Turmas
Manhã das 8h00 às 11h30
Tarde das 13h00 às 16h30
 

Apoio

Banner
Copyright © 2017 Federação de Xadrez do Paraná. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.